Quando você entra no 3° ano, principalmente na minha escola, só existe uma preocupação na sua vida; o vestibular. claro que você também tem que passar de ano, Fazer amigos, comer e dormir, mas isso deve ficar em segundo plano. Porque o mais importante é o vestibular, uma prova monstro, ultra difícil de passar, e todos- professores, seus pais, colegas, a mídia- todos fazem questão de deixar isso bem claro pra você.O aluno então entra em estado de choque e paranóia, achando que se for mal nessa prova será o fim do mundo, a ira divina cairá sobre você e estará eternamente condenado à derrota. Aí você começa a aproveitar cada segundo do seu dia pra dar uma olhainha na matéria.Principalmente nos meses finais do ano, que antecedem a terrivel provação. lá pra novembro e dezembro os livros e cadernos são seus amiguinhos inseparáveis. Estão do seu lado na hora que você acorda, na hora do jantar, quando você vai no banheiro, no ônibus indo pra casa do seu namorado, na casa do seu namorado, na hora de dormir...
Claro que é humanamente impossível aprender TODOS os tópicos de TODAS as materias. Só matemática é dividida em álgebra, geometria plana, geometria sólida, geometria analítica e matematica financeira. cada um subdividido em no mínimo dez tópicos. história é mais de 3 mil anos de matéria, e só no sec, xx jah tiveram duas guerras mundiais, guerra fria, revoluções nacionalistas, revolucões fascistas, ditaduras militares, guerra fria, conflito no oriente medio, etc etc...Apesar disso o aluno tenta incansavelmente absorver todos esses conteúdos até a última gota.Mas nada, nada disso meus amigos, tem resultado. Horas e horas de esforço desumano de concentração, dias e dias assistindo o maximo de aulas que puder, e tudo que você depende no vestibular é sorte.
É o meu conselho: não dê o seu máximo, poupe esforço, faça o mínimo e arranje um bom patuá e acenda uma vela para o seu santo um tempo antes do vestibular, quando as provas estiverem sendo preparadas. como disse, é impossivel aprender tudo de todas as materias, e só deus sabe o que vão cobrar na hora H. Veja o meu exemplo. Tantas revoluções estudei -pode olhar no meu caderno, revolução russa, revlução espanhola, revolução dos cravos, revolução cubana, revolução de veludo, revolução puritana, revolução gloriosa, revolução industrial, revolução francesa, revolução chinesa, reovlução americana, fora as guerras mundias, da coreia, do vietnam, ira iraque, guerra fria, ect e tal- e caiu a revolução sandinista na Nicarágua. Legal,e eu nem sei direito onde fica a Nicarágua, deve ser américa central, tem nome de país da america central, mas eu sei lá quem são os sandinistas?? Ainda vem me perguntar o plano político-militar deles?!?!?Quanto a parte de história do brasil, caiu uma singela perguntinha(sendo que o professor falou q 50% da prova eh historia do brasil),E sobre o marques de pombal (sendo q o professor falou q da parte de história do brasil 50% é brasil republica).Detalhe: o professor não explicou o período pombalino, devido a uma confusão que deu com uma professora substituta, ele simplesmente pulou essa parte.
Efim, se tem alguma coisa que aprendi com isso tudo é que eu perdi meu tempo. gastei caneta, gastei papel, gastei neurônios e gastei dinheiro, mas no final, tudo que eu precisava saber era: período pombalino, revolução cubana, o que são fontes históricas, revoluçaõ sandinista e Os grandes planos industriais implantados no ES na dec de 70. Simples assim. Mas impossível de adivinhar com antecedência. E todo o resto que estudei vai pro lixo.
Contem com a sorte sempre. Nenhum esforço que fizer poderá te garantir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário